B. C. Forbes

 

Você planeja seu dia ?

Se o faz, você reserva tempo suficiente para pensar ?

“Quando empresários pensam ?” é a interessante pergunta feita por um homem que se dá um tempo para pensar.

Bem, quando é que eles para para pensar ? Eles realmente pensam muito ?

Suponho que as resposta sejam algo como:

Muitos empresários, talvez a maioria, não reservam tempo em suas agendas para reflexão tranquila e serena.

Boa parte programa sua vida para que possa dedicar-se um ou duas vezes por semana à leitura e a um pouco de reflexão.

Outros tantos homens ocupados são levados ao sabor dos acontecimentos, dia após dia e semana após semana e se satisfazem em tomar decisões rápidas o dia todo em qualquer assunto que o dia lhes apresente.

Quando Frank A. Vanderlip foi presidente do maior banco do Estados Unidos, todo o seu dia era tomado por uma sequencia ininterrupta de reuniões e compromissos. Uma vez perguntei-lhe: “Quando vocÊ encontra tempo para pensar ?” Ele respondeu: ” Como você pode imaginar, certamente não posso permitir-me o tempo aqui no banco para uma boa reflexão. Preciso fazê-lo em casa.”

Harriman, o gêncio da ferrovia, uma vez declarou que gostava de aparecer sem ser anunciado e encontrar algum de seus executivos com os pés sobre a mesa, aparentemente fazendo nada. Harriman pressupunha que o homem estivesse pensado.

Não é verdade que nove entre dez executivos hesitaram se envergonhariam até, de estarem sentados à mesa aparentemente não fazendo absolutamente nada ? Não se tornou chique parecer atarefado a cada minuto do dia ?

Durante o último espasmo da Grande Depressão (1929) neste país uma grande empresa ficou em sérias dificuldades financeiras e um grupo de banqueiros precisou controlar a situação. Foi necessário desenvolver urgentemente um plano para a reorganização da empresa. Os banqueiros deviam colocar suas mentes para funcionar e oferecer sugestões ou um programa na próxima reunião.

Nessa reunião, depois de ouvir as idéias um tanto vagas de seus colegar mais velhos, um jovem presidente de banco levantou-se e expôs um plano completo. Primeiro ele apresentou um quadro completo e minucioso de cada fase da posição da empresa e depois fez recomendações de como cada questão deveria ser administrada. Seu plano foi recebido com aprovação unânime.

Ao Final da reunião, um dos banqueiros mais velhos disse ao jovem presidente que daria um milhão de dólares para ter a capacidade de analisar tão claramente um problema tão complicado e desenvolver uma solução tão minuciosa.

Como o jovem banqueiro conseguia ? Devotando cinco noites por semana, não apensa à leitura ociosa, mas à leitura séria, à reflexão intensa e ao estudo. Todo esse plano de reorganização fora desenvolvido por ele em sua casa durante longas noites de sério esforço.

Daniel Guggenheim, dirigente da famosa família siderúrgica, uma vez me disse: ” O homem que trabalha doze meses por ano, trabalha apenas seis meses por ano. ” Ele queria dizer que qualquer homem com grandes responsabilidade precisa ter tempo para a recreação do seu corpo e da sua mente.

Temos sempre em mente o simples e básico fato de que todo o sucesso se origina no pensamento ? Não apenas o sucesso, mas tudo o mais surge em forma de pensamento na mente de algum homem. Durante anos, o prédio da Woolworth não passou de uma idéia na mente de Frank W. Woolworth. A Steel Corporation, de US$ 1 bilhão, primeiro foi um pensamento na mente de um indivíduo, Charles M Schwab. E a esfinge egípcia foi, antes de mais nada, um pensamento.

Se pudermos convencer-nos, e lembrar-nos sempre, de que pensar é o material do qual é feito o sucesso, isso não nos influenciará a planejar  nossos dias e semanas e a reservar mais tempo para a reflexão tranquila e serena?

Bibliografia

“Ao planejar seu dia, reserve um tempo para pensar” in Malcom Forbes: the man who jad everything diary and assundry observations de Christoper Winans. New York: St. Martin´s Press, 1990 – Tradução Ruth Gabriela Bahr – Os Gênios dos Negócios, Elsevier 2004