Pode parecer obvio para uma empresa de TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, dizer que pesquisa e desenvolvimento são importantes para os negócios. Afinal a tecnologia se desenvolve tão rapidamente, sem elas fica impossível acompanhar o ritmo destes nossos tempos. Mas vou além, para qualquer empresa P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) são importantes, porque desenvolvem melhor os produtos e serviços, pois no final não adianta apenas entregar o melhor (seja ele produto ou serviço) é preciso ser mais eficiente para entregá-lo no melhor custo, o que obrigatoriamente não quer dizer que seja barato.

Vejamos os fabricantes de automóveis de luxo, FERRARI, PORSCHE, entre outros. Estão sempre desenvolvendo seus produtos sejam em eletrônica auxiliar, como computadores de bordo, freios e motores com ligas metálicas mais eficientes ou com gadgets com painel. Pesquisando e desenvolvendo novas maneiras de resolver velhos ou novos problemas. Você deve estar pensando sim, mas estamos falando de grandes corporações com altos faturamentos e mesmo que sejam pequenos percentuais para P&D representam altos valores.

google-office
Olhando mais fundo temos o exemplo do GOOGLE. Ele permite que qualquer um de seus funcionários utilize uma pequena parte de seu tempo de trabalho (até 20 %) em um projeto pessoal. Previamente aprovado pelo próprio GOOGLE. Isto quer dizer que o funcionário utilizará tempo útil pesquisando e desenvolvendo material relacionado ao seu projeto. Indiretamente o funcionário estará gerando um material que pode eventualmente no futuro ser utilizado por ele. Como também desenvolvendo novas habilidades que podem ser um diferencial no futuro. Portanto acredito que o GOOGLE pensa que este tempo que por uns pode ser perdido. Porém ele pode ser uma reserva técnica disponível no futuro.
O processo de P&D dentro de uma empresa também se dá no aprimoramento de processos internos, e não somente no desenvolvimento de novos produtos. Como exemplo sito um de nossos clientes MELONI ADVOGADOS ASSOCIADOS que no caminho de uma certificação ISO 9001, foi obrigado a pesquisar e desenvolver muito de seus processos internos. Neste caminho, nós ajudamos e desenvolvemos junto com seus colaboradores, um Sistema de Gestão de Qualidade. Cuja função é ajudar seus colaboradores com exigências da certificação como em processos específicos da certificação. Tais como NÃO CONFORMIDADES, RECLAMAÇÃO DE CLIENTES, entre outros. Mesmo com seu objetivo atingido, continua utilizando o principio KAIZEN:

 Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor que hoje.

Pesquisando e desenvolvendo os processos existentes para buscando uma melhor eficácia em seu ramo de atividade. Fazendo valer a diretriz de melhoria continuada dos processos.